Migrar Site WordPress com WHM e CloudFlare

Se o seu site se tornou muito popular e recebe milhares de visitas diariamente, certamente terá a necessidade de migrar de hospedagem. Embora esse processo não seja muito difícil,  configurar os correios eletrônicos, subdomínios e outros detalhes da nova hospedagem vai ser meio confuso.

Nesse tutorial vamos ensinar um método de migração de site que dispensa a maioria das configurações e  sem deixa-lo offline por nenhum instante.  Pode ser usado em qualquer site ou hospedagem, desde que use o painel administrativo WHM na nova hospedagem. Usaremos um site feito em wordpress, mas não importa a plataforma.

1. Configurando CloudFlare no Site

Primeiramente será necessário configurar o serviço CloudFlare em seu site, não se preocupe com valores é gratuito. Isso vai possibilitar que seu site não fique offline durante a migração. A configuração é bem simples, mas faremos um passo a passo para ajudá-lo.

Nesse processo vamos usar um domínio criado apenas para essa finalidade, então tome como exemplo o site “meusitebr.ml”.

Ao entrar na Cloudflare pela primeira vez você verá a seguinte tela. Seleciona a primeira opção e clique em “Iniciar“, para começar a configurar seu site.

1 - configurando clouldflare para migracao

Escreva o seu domínio e clique em “Adicionar site“.

adicionando site na clouldflare

Agora selecione o plano gratuito e clique em “Continuar“. A partir desse momento a cloudflare vai procurar os registros de DNS do seu site.  Essa etapa pode ser um pouco demorada, não se preocupe e aguarde até o final! Vá até o final da página e clique em “Continuar“.

Apenas clique em salvar as configurações padão da cloudflare, não há necessidade de personalizá-las agora. Ao fim você precisará trocar os DNS da sua hospedagem pelos da cloudFlare. Veja na imagem a baixo:

trocar os dns da cloudflare

Basta fazer a troca dos DNS e aguardar a transição que pode demorar até 48 horas. É possível acompanhar usando o site: dnschecker.org. Basta digitar o domínio, selecionar a guia “NS” e clica em “Search“.

troca de dns do site

Caso não consiga fazer  troca dos DNS entre em contato com o suporte do seu gerenciador de nomes de domínio. É recomendável que seu domínio já esteja a no mínimo 48 horas na CloudFlare antes de prosseguir para o próximo passo.

2. Migrando site pelo Cpanel e WHM

Essa parte é dividida em duas sendo a criação do Backup no cPanel e a importação no WHM. Preste bastante atenção em todos os passos para não se confundir!

2.1. Criando o Backup no Cpanel

Vá até o painel administrativo de sua hospedagem e pesquise por “Backup”  e clique sobre ela.

backup pelo cpanel

Agora clique em “Download a Full Account Backup“, para fazer backup completo da sua conta com todas as informações da hospedagem.

 crie um backup full da conta

Para prosseguir digite um e-mail para ser informado quando o backup estiver completo. Transfira o arquivo para seu computador.

2.2. Importando o backup com WHM

Entre no painel do WHM e pesquise por “transfer” e clique em “Transfer or Restore a cPanel Account“.

migrando com whm

As únicas configurações necessárias nessa etapa são:

  • TRANSFER OPTIONS: Mude para “Upload a file to restore
  • Upload File: selecione o arquivo de backup que você baixou.

Veja na imagem a baixo caso tenha alguma dúvida.

configurando a migracao

Vá até o final da página e clique em “Restore“. Espere até a operação ser concluída.

3. Trocando o IP na CloudFlare

Pegue o IP referente  a seu domínio no WHM ou cPanel e anote no bloco de notas.  Agora volte ao site da CloudFlare, clique em seu site e entre na guia “DNS”. Na coluna conteúdo troque todas as entradas com IP antigo pelo novo. Obs.: cuidado para não trocar o IP: 127.0.0.1, pois, esse é o localhost.

Troque todas as entradas do ip

Essa troca é instantânea e em poucos segundos os DNS já apontaram para sua nova hospedagem. Com esse processo não haverá imagens quebras, problemas com e-mail ou instabilidades do site em geral.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários. Até mais!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Rolar para cima